Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de maio de 2011

UMA PALMEIRA CHAMADA JUÇARA








Autora : Jussara Cordeiro Guimarães

Ilustrações : Yasmin Félix Viana
                e Jussara Cordeiro Guimarães
Revisão de texto: Mariza Taguada




Antigamente, lá no meio da Mata Atlântica...viviam muitas palmeiras que os índios chamavam de Juçara. Quando elas cresciam, eles cortavam seu caule para comer o palmito, que é muito gostoso..Certo dia, um homem da cidade viu um índio catando palmito.




 O homem era muito ambicioso, e então passou a ir à mata todos os dias,para cortar muitas juçaras, vender o palmito, pensando em ganhar muito dinheiro.
            Outros amigos do homem, quando souberam da novidade, também começaram cortar as palmeiras para vender o palmito na feira, até não sobrar quase 

nenhuma.





Até que um dia, quando o homem já não encontrava quase nada para cortar, encontrou uma Juçara ainda pequenina, que estava escondida na sombra das outras árvores.
            Ele já estava armando o facão para dar o golpe mortal, quando a palmeirinha começou a chorar. 
 O homem, que era ganancioso, mas não era de todo ruim, ficou comovido e resolveu deixá-la crescer.




A juçarinha  muito aliviada e agradecida, falou ao homem:
            -O senhor sabia que lá na região Norte eu tenho uma prima chamada Açaí? E que as pessoas de lá fazem muitas coisas gostosas com a polpa dos seus frutinhos?
            Ao ouvir aquilo o homem, que era muito observador, percebeu que a Juçara tinha frutinhos parecidos com os do Açaí, e decidiu que em vez de cortar o palmito, plantaria outras Juçaras para colher seus frutos.


                        E não é que deu certo?
            Agora todos querem plantar Juçaras para usar a polpa de seu fruto que é muito gostosa e nutritiva, para fazer suco e outras delícias que foram inventando depois.







            Na cidade onde o homem morava, todos ficaram contentes com a chegada do progresso sustentável e todos os anos fazem uma linda festa para homenagear a sua palmeira preferida : A Festa da JUÇARA !